Acerca deste livro, na sua capa consta que é o thriller mais chocante do ano, inclusive é feito um paralelismo com a autora Paula Hawkins. Posto isto, estava com as expectativas bastante elevadas. Porém, apesar de chocante, estava à espera de mais.
Este livro incide bastante na vida Allison que é a personagem principal desta história. Associados a ela, vão desfilando um conjunto de personagens com quem não consegui criar empatia. Creio que o mais interessante talvez seja isso mesmo, o facto de os personagens não serem dotados de boas caraterísticas. Não há ninguém inocente, não há ninguém puro. À exceção da pequena Matilda que está completamente alheada de tudo que a rodeia.
Decorrem, portanto, duas ações, uma principal centrada no quotidiano de Allison e em todos os seus dramas, e uma segunda ação, mais secundária, que se prende com um caso de homicídio que lhe foi atribuído (Allison é advogada). Num momento inicial, tudo aponta para que o mistério se desenrole à volta deste homicídio, porém tudo é desmistificado de uma forma muito frouxa. Ou seja, o verdadeiro “thriller” reside nas relações fracassadas de Allison e nas consequências advindas de um casamento infeliz, onde reina a traição. É de salientar a grande temática deste livro, as relações abusivas entre casais.
A narração é muito fluída e a história é viciante. É um desafio muito grande criar um personagem como Allison mas HarrietTyce conseguiu construir uma personagem cuja densidade é intensa e dramática. As más decisões de Allison culminam sempre em cenários de caos e isso prende muito o leitor. Como cresce em nós uma vontade enorme de antecipar o final, consumimos ferozmente esta história.
Contudo, o final ficou um pouco aquém. Apesar de insólito, foi algo que se foi adivinhando gradualmente. Algumas questões ficaram por explicar, creio. Ou então não foram exploradas devidamente, de forma a enriquecer o thriller.
Apesar destes pequenos (grandes) pormenores, de uma forma geral, aconselho imenso a sua leitura e fiquei satisfeita com a redenção de Allison.
Comentários
Enviar um comentário